Dicas

Dicas básicas na criação de camarões Anões 

Aquário: Inicial seria um aquário de aproximadamente 30L, é claro que quando maior mais fácil será manter os parâmetros da água. Muitos criadores também usam cubos de 30x30x30 nas suas montagens.

Parâmetros: Uma regra que você tem que saber é que camarões não toleram ou toleram muito pouca amônia e o nitrito. Metais pesados também são vilões na criação dos nanicos.

Dependendo da espécie você tem que dominar outros parâmetros como: Temperatura, PH, GH, TDS.

Filtragem: A que você julgar melhor e mais adequada para sua montagem! Lembrando que o segredo e superdimensionar a filtragem do seu aquário, priorizando a filtragem biológica.

OBS: Trocas parciais de 10 a 25% da água semanal é ideal.


Substrato: Esse é um ponto importante que gera muitas duvidas.
Camarões como Malawas e Red Cherrys são mais fáceis de manter em substratos como: cascalho, areia, basalto.
Se Seu interesse for por camarões mais exigentes, ai sim faça um bom estudo dos substratos específicos para camarões. Esses substratos criam um ambiente ideal para os camarões.

Flora: o básico para um aquário de camarões é ter musgos, que são na sua maioria excelente fonte de alimento e esconderijo para os camarões adultos e filhotes.

O importante é lembrar que o foco é o camarão e não plantas. De preferencia para plantas low-tech que não necessite de cuidados especiais. Fuja do CO2, qualquer deslize com ele você vai matar todos seus camarões.

Iluminação: Como no tópico anterior falamos que o foco é camarão use uma iluminação moderada que de para visualizar o aquário e facilitar a manutenção. Nada de regras de iluminação...



Alimentação: Omnívoros. Esses camarões comem de tudo praticamente: ração especifica a plantas mortas, restos de comida, as bactérias do filtro, algas, lodo, folhas como Cattapa, bananeira, amoreira, espinafre etc...
Evitar o excesso de alimentação que pode aumentar o nível de amônia e atrair pragas como planarias.

Dimorfismo Sexual: Na maioria deles a fêmea, além de ser maior que o macho, possui a zona do ventre maior e arredondada e na parte dorsal quando de grade inferior nota-se a “sela” região onde ficam armazenados ovos (entre a cabeça e o corpo).



Comportamento: São camarões bem pacíficos na grande maioria e convivem muito bem em grupos com adultos, juvenis e alevinos, sem risco de serem predados. Também pode ser criados em um aquário comunitário com espécies de peixes pacíficos tais como: Ottocinclus & rasboras. No entanto, recomenda-se aquário exclusivo para camarão!
OBS: Cuidado ao misturar espécies, pois algumas não podem conviver com outras, seja por motivos agressivos como os Malawas, ou seja, por risco de cruzarem e prejudicar a linhagem.


Reprodução: Se as condições da água são boas e corretas, os Camarões se reproduzem rapidamente quando adultos (3-4 meses). Quando adulta a fêmea irá desenvolver uma sela (ovos não fertilizados entre a cabeça e o corpo). Nessa época Quando a fêmea faz uma muda, ela libera um feromônio que os machos não conseguem resistir, e cortejam a fêmea (que se parece com uma dança) até que se acasalar. Fêmeas vão carregar cerca de 20-30 ovos, além de cerca de 30-35 dias de gestação. Após este período camarões totalmente desenvolvidas são libertados pela fêmea.


Seja bem vindo ao mundo viciante dos nanicos!


Dica - 01    * Eclosão de Ovos de Camarão *

Essa matéria foi retirada de um Blog estrangeiro,

Isso realmente faz a diferença para a criação de camarões.


Perder camarões é uma tragédia 

Perder uma femea “ovada” é mais do que uma tragédia, o custo envolvido em criar camarões é muito elevado.
Mas ainda há algo que você pode fazer para salvar algumas vidas

O que você precisa: 
Bomba de ar, mangueira, pedra porosa, reservatório (usado cilindro de plástico cortado ou até mesmo uma garrafa pet dura), coador de aço inox (malha bem fina para que os ovos não caiam dentro do aquário), 

Montagem: 
1. Fundo do cilindro aberto para manter um fluxo de água sempre renovada.
2. Na parte de baixo faça um furo para passar a mangueira, prenda por dentro à pedra porosa.
3. Na parte superior do cilindro faça um furo para prender uma ventosa.
4. Encaixe o coador na boca do cilindro e fixe-o no vidro.




A Extração do ovo da fêmea deve ser feito o mais rapidamente possível após a fêmea morrer, certificando-se que os ovos são arejados. Você pode mover a fêmea morta e colocar em um recipiente com água do mesmo tanque, para fácil manuseio. A carcaça deve ser bem separada dos ovos. Cada ovo deve estar individualmente separado.

Não utilizar mão nua para tocar os ovos. Use palito e uma pinça para esta pequena "operação de cirurgia". Pinças segurando a fêmea, e palito separam os ovos. Seja gentil, para não esmagar o ovo. 

Não demore muito para colocar os ovos na incubadora, eles não podem ficar muito tempo sem oxigenação.



Artigo retirado e adaptado do site: http://crystalredshrimp-yoyo.blogspot.c ... ching.html







Dica - 02  * NO PLANARIA *

Quero relatar aqui um excelente produto para combater Planarias e Hidras.


Já havia tentado de tudo para eliminar as malditas em montagens passadas (Metronidazol, Mebendazol, Flubendazol ) e a única solução era esterilizar tudo e fazer nova montagem.

No aquário de cherrys e no de malawas, descobri Planarias e Hidras que devem ter vindo de brinde em plantas adquiridas. Depois de muito ler sobre planarias resolvi experimentar um produto muito falado em sites estrangeiros o NO PLANARIA.
Comprei pelo Ebay e chegou em 15 dias, apliquei de acordo com o sugerido pelo fabricante. Essa medida é para 50L

1 colher nas primeiras 24hs (colher de medida vem com o produto)
½ colher 48hs
¼ colher 72hs

Pela primeira vez consegui eliminar tudo em apenas três dias! Para meu espanto esse produto fez o prometido e o melhor de tudo, não fez nenhum mal aos camarões recém nascidos e nem aos meus Red Ramshorn.


FOTOS









2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia! Parabéns pela iniciativa! Sou de Brasília também, e gostaria de criar os red cherry em um aquário com guppies, no entanto não encontro para venda em Brasília. Você teria para venda? E uma outra pergunta, eles poderiam ser criados junto com os Macrobrachium jelskii (camarão fantasma)? Desde já agradeço!

    ResponderExcluir