quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Inicialização com camarões anões. Dicas Básicas!

Dicas básicas na criação de camarões Anões 


Aquário: Inicial seria um aquário de aproximadamente 30L, é claro que quando maior mais fácil será manter os parâmetros da agua. Muitos criadores também usam cubos de 30x30x30 nas suas montagens.

Parâmetros: Uma regra que você tem que saber é que camarões não toleram ou toleram muito pouca amônia e o nitrito. Metais pesados também são vilões na criação dos nanicos.
Dependendo da espécie você tem que dominar outros parâmetros como: Temperatura, PH, GH, TDS.

Filtragem: A que você julgar melhor e mais adequada para sua montagem! Lembrando que o segredo e superdimencionar a filtragem do seu aquário, priorizando a filtragem biológica.
OBS: Trocas parciais de 10 a 25% da agua semanal é ideal.

Substrato: Esse é um ponto importante que gera muitas duvidas.
Camarões como Malawas e Red Cherrys são mais fáceis de manter em substratos como: cascalho, areia, basalto.

Se Seu interesse for por camarões mais exigentes, ai sim faça um bom estudo dos substratos específicos para camarões. Esses substratos criam um ambiente ideal para os camarões.

Flora: o básico para um aquário de camarões é ter musgos, que são na sua maioria excelente fonte de alimento e esconderijo para os camarões adultos e filhotes.
O importante é lembrar que o foco é o camarão e não plantas. De preferencia para plantas low-tech que não necessite de cuidados especiais. Fuja do CO2, qualquer deslize com ele você vai matar todos seus camarões.

Iluminação: Como no tópico anterior falamos que o foco é camarão use uma iluminação moderada que de para visualizar o aquário e facilitar a manutenção. Nada de regras de iluminação...

Alimentação: Omnívoros. Esses camarões comem de tudo praticamente: ração especifica a plantas mortas, restos de comida, as bactérias do filtro, algas, lodo, folhas como Cattapa folha, folha de banana, folhas de espinafre etc...
Evitar o excesso de alimentação que pode aumentar o nível de amônia e atrair pragas como planarias.

Dimorfismo Sexual: Na maioria deles a fêmea, além de ser maior que o macho, possui a zona do ventre maior e arredondada e na parte dorsal quando de grade inferior nota-se a “sela” região onde ficam armazenados ovos (entre a cabeça e o corpo).

Comportamento: São camarões bem pacíficos na grande maioria e convivem muito bem em grupos com adultos, juvenis e alevinos, sem risco de serem predados. Também pode ser criados em um aquário comunitário com espécies de peixes pacíficos tais como: Ottocinclus & rasboras. No entanto, recomenda-se aquário exclusivo para camarão!
OBS: Cuidado ao misturar espécies, pois algumas não podem conviver com outras, seja por motivos agressivos como os Malawas, ou seja, por risco de cruzarem e prejudicar a linhagem.

Reprodução: Se as condições da água são boas e corretas, os Camarões se reproduzem rapidamente quando adultos (3-4 meses). Quando adulta a fêmea irá desenvolver uma sela (ovos não fertilizados entre a cabeça e o corpo). Nessa época Quando a fêmea faz uma muda, ela libera um feromônio que os machos não conseguem resistir, e cortejam a fêmea (que se parece com uma dança) até que se acasalar. Fêmeas vão carregar cerca de 20-30 ovos, além de cerca de 30-35 dias de gestação. Após este período camarões totalmente desenvolvidas são libertados pela fêmea.

Seja bem vindo ao mundo viciante dos nanicos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário